Big Techs: Nova Estratégia da Apple Para o Segmento Smart Home
Finalmente a Apple Inc. esta se preparando para competir pelo mercado de casas inteligentes, depois de ter ficado atrás de Amazon e Google. Durante anos a Apple vendeu dispositivos que tornaram-se essenciais para os nossos bolsos, pulsos, ouvidos, mochilas e mesas, mas ela tem lutado para atingir esse sucesso em outras áreas importantes como por exemplo o carro e a casa.

Apple CEO Tim Cook Durante Evento no Apple Park Campus – Foto: David Paul Morris/Bloomberg
A Apple investiu blihões em um projeto de um carro que foi encerrado no início de 2024 e o óculos Vision Pro ainda não emplacou como a empresa espera, enquanto isso seus produtos para casa tiveram resultados distintos, o HomePod e AppleTV por exemplo tem seus fãs e relevância, porém ainda estão atrás dos produtos dos concorrentes.
A empresa agora se prepara para conquistar o mercado de casas inteligentes, a tendência é que nos próximos anos o hardware doméstico seja uma prioridade para a Apple, o esforço incluirá o desenvolvimento de um novo sistema operacional o homeOS bem como um dispositivo robótico de mesa.

Maior Fabricante de Componentes Eletrônicos do Mundo fornece peças para iPhones, iPads e Macs – Foto: Fachada Hon Hai Foxconn
Este esforço vem após anos de desempenho muito abaixo de seus principais concorrentes nesta categoria como Amazon e Google. Um dos motivos pelos quais a Apple tem sofrido neste segmento se dá pelo seu foco em fazer produtos premium que funcionam em um ecossistema fechado, esta não tem sido uma estratégia eficaz para casas inteligentes, onde os consumidores querem equipamentos que possam funcionar com uma ampla gama de outros produtos.
Para que isso aconteça a próxima linha de hardware doméstico da Apple virá com um protocolo de casa inteligente em que ela ajudou a desenvolver chamado Matter que permite que dispositivos Amazon, Google e Apple funcionem bem juntos.
Outro pilar deste projeto é a inteligência artificial. O objetivo da empresa é usar sua nova plataforma Apple Intelligence para elevar a automação residencial a outros níveis. Uma parte essencial do Apple Intelligence é um novo sistema App Intents que permite que o assistente digital Siri manipule recursos dentro de aplicativos.
A IA também estará aplicada a demais produtos, o dispositivo de mesa por exemplo usará IA para entender o ambiente ao redor para que possa sentir quem está olhando para a tela, o que as pessoas estão fazendo e quem está falando. Essa capacidade pode tornará o dispositivo mais atraente e pode realmente ser o primeiro produto construído do zero a partir e para o Apple Intelligence.
Fique ligado para mais atualizações sobre o mercado de automação residencial e o olhar das Big Techs ao setor.